Por que Dia do Trabalhador? Em 1886, em Chicago, uma cidade industrializada dos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas exigir melhores condições de trabalho. Queriam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, entre outros pontos. Uma greve geral dos trabalhadores marcou a data nos Estados Unidos.
Dois dias depois, confronto entre policiais trabalhadores deixou alguns manifestantes mortos. No dia 4 de maio, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, matando sete deles. Os policiais, então, começaram a atirar em direção ao grupo, causando a morte de 12 e ferindo dezenas de pessoas.
Como homenagem aos mortos nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, realizada em Paris em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, para ser comemorado em 1º de maio de cada ano.
No Brasil, há registros de que a data é comemorada desde 1895, mas foi em setembro de 1925 que ela se tornou oficial, com a edição de um decreto do então presidente Artur Bernardes. A primeira greve geral de trabalhadores ocorreu em 1917.
No dia 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas criou o salário mínimo, com o objetivo de suprir as necessidades de moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer de uma família.
No ano seguinte, no dia 1º de maio, foi instituída a Justiça do Trabalho, para resolver as demandas relacionadas às relações de trabalho entre patrões e empregados, primando especialmente pelos direitos dos trabalhadores.
Editorial do Jornal do Meio-Dia de 30.04.14 (Teresina FM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário