O Ministério da Educação divulgou tabela com resultados
referentes ao período letivo de 2014, em que aparece a porcentagem de monitoramento
da presença dos alunos nas escolas. No documento, Teresina mantém o posto de
capital brasileira com o melhor desempenho de acompanhamento da educação regular.
A capital piauiense aparece com 99,7% de informação de freqüência.
Os dados são da Coordenação Geral de Acompanhamento da
Inclusão Escolar da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos
e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e
Inclusão do Ministério da Educação.
Na prática, a porcentagem significa que a rede municipal
sabe exatamente quem são os alunos freqüentes ou não na escola. A presença em
sala de aula é uma das condicionalidades que garantem o acesso das crianças aos
direitos sociais básicos, como educação, saúde e assistência social.
O monitoramento é feito pela equipe do Programa Bolsa Família,
assistida pela assistente social Sandra Leite, que é a coordenadora municipal
do Programa Bolsa Família na Educação. Ela conta que para ter direito ao valor
mensal do Bolsa Família, os alunos de 06 a 15 anos devem cumprir a freqüência escolar
de 85%, enquanto o percentual dos jovens de 16 e 17 anos é de 75%.
“Nosso papel é acompanhar a freqüência desses estudantes na
escola. Se preciso, vamos em busca de cada criança, falando com os pais e
conscientizando sobre a importância da criança ir todos os dias para a escola,
além de esclarecer dúvidas referentes aos benefícios garantidos pelos governo federal.
O resultado está visível nos índices dos relatórios”, comemora Sandra.
A equipe do Bolsa Família da Secretaria Municipal de
Educação (Semec) percorre escolas municipais, especialmente as que aparecem com
maior índice de infrequencia, para esclarecer o funcionamento e a importância
das condicionalidades exigidas pelo programa, como freqüência e desempenho dos
estudante, assim como despertar o valor da educação na mudança social. No dia
primeiro de maio a equipe já inicia o acompanhamento nas escolas.
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