sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Câmara concede título de cidadão teresinense ao Dr. Pessoa

Dr. Pessoa: um lutador contra a ditadura
A Câmara Municipal realizou sessão especial na noite desta quinta-feira (27) para homenagear o médico, vereador e deputado estadual eleito Dr. Pessoa (PSD) concedendo-lhe o título de cidadão teresinense.A homenagem foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Rodrigo Martins (PSB), ao reconhecer o trabalho prestado pelo médico e vereador à cidade de Teresina.

José Pessoa Leal nasceu na localidade Lagoa da Rosa (Água Branca/PI), no dia 12 de agosto de 1946. Filho do agricultor Faustino Jose Leal e Maria Raimunda Leal, tem seis irmãos: Leonilda Maria Leal, Antonia Palhares Leal, Bibiano Jose Leal, Teodora Maria Leal, Evangelista Jose Leal e Maria Mendes Leal.

Pessoa começou a trabalhar aos 5 anos de idade para ajudar no sustento da família. Como eram grandes as dificuldades, não teve acesso à escola. As únicas ferramentas escolares eram a foice e o machado, e toda a noção que teve de alfabetização deve aos vizinhos. Somente aos 15 anos começou a frequentar a escola.

Morou em Teresina em casa de família e em repúblicas e, na maioria das vezes, a alimentação era feita na Casa do Estudante. Nas férias, trabalhava para ajudar os pais e para se sustentar durante o período escolar.

Em 1966, revoltado com as injustiças sociais e com os critérios usados para o concurso do Banco do Estado do Piauí, no qual não teve aprovação - e quem não fez o concurso foi aprovado -, foi para o Rio de Janeiro, onde morou na  Casa do Estudante do Brasil (CEB). Fez o 2° grau financiado por uma bolsa de estudo, adquirida através de concurso.

Na Casa do Estudante do Brasil conviveu com pessoas nacionalmente conhecidas como Geraldo Vandré, Fernando Gabeira, Vladimir Palmeira dentre outros.

Pessoa conta que lutou contra a ditadura militar junto com o estudante Edson Luiz Ferreira, de Belém do Pará, assassinado pelos militares no restaurante Calabouço, onde também se encontrava. Participou de lutas da classe estudantil no Rio de Janeiro como membro da UNE, foi preso, ficando incomunicável por 60 dias.

Em 1970 mudou para Casa do Estudante em Manaus (AM), onde passou seis meses. No mesmo ano, retornou para o Rio de Janeiro e no ano seguinte, ingressou na Universidade e, como não tinha para onde ir, passou a residir em pensionato de freiras (período universitário) em Teresópolis (RJ).

Uma de suas maiores conquistas foi ter-se diplomado médico pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e especializar-se em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho e tornar-se Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RJ).

Como acadêmico em 1975 e a partir de 1978, como medico no Rio de Janeiro, foi diretor do Serviço de Urgência e Emergência (Pronto Socorro) do Hospital das Clínicas de Teresópolis. Foi também diretor do hospital do bairro Satélite, em Teresina , e diretor do serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas.
Foi professor aprovado em concurso da Faculdade de Medicina de Teresópolis. Atualmente é professor Adjunto em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Piauí

Dr. Pessoa foi eleito deputado no dia 5 de outubro com 34.664 votos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário