terça-feira, 28 de outubro de 2014

Combate ao AVC tem atividade no Shopping da Cidade


A Associação Reabilitar e o Ceir (Centro Integrado de Reabilitação) realizaram na manhã desta terça-feira (28) ação inserida nas atividades da Semana Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral), atendendo a cerca de 200 pessoas no Shopping da Cidade.


Enfermeiros, médicos e estudantes de medicina realizaram, gratuitamente, serviços como aferição de pressão arterial, medida de altura e cintura, além de cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e orientaram quanto aos fatores de risco, sintomas e tratamento do AVC, o popular “derrame cerebral”, a principal causa de mortalidade no Brasil.

“A maior parte dos casos de AVC é causada pelo descontrole de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão, por exemplo. Por isso, o objetivo dessa campanha é levar a mensagem da prevenção, é esclarecer as pessoas sobre como evitar, identificar e tratar o AVC, que é uma doença de consequências devastadoras”, disse o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que coordena o projeto Pense Bem AVC no Piauí.

Pesquisa DATASUS indica que mais de 2.200 mortes ocorreram em 2011, no Piauí, em decorrência de doenças cerebrovasculares. Esse número representa 12% dos óbitos no estado e, em termos proporcionais à população, é a 2ª maior taxa de mortes por AVC no país.

O foco da Semana Mundial de Combate ao AVC são as mulheres, já que elas são as mais afetadas pelo problema. Dados da Rede Brasil AVC, informam que seis em cada dez mortes ocorrem em mulheres.
Alguns fatores de risco para o AVC são específicos do público feminino, como a pré-eclâmpsia, o uso de pílulas anticoncepcionais, a reposição hormonal após a menopausa e a diabete gestacional.

A Semana de Combate ao AVC segue até esta sexta-feira (31), em Teresina, com palestras e ações preventivas. Nesta quarta-feira (29), Dia Mundial de Combate ao AVC, a equipe do Ceir estará durante toda a manhã na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), na zona Sul da capital.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário