sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

A federalização do ensino público, a tese de Cristovam Buarque

Cristovam Buarque: federalização do ensino
O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, vem defendendo há algum tempo a federalização das escolas públicas para que o ensino e a educação possam adquirir mais qualidade, ou, pelo menos, a qualidade de que o país carece para oferecer energia ao seu desenvolvimento.

Não apenas ao desenvolvimento econômico, mas ao desenvolvimento socioeconômico, ao desenvolvimento sustentável. Ou seja, o desenvolvimento de cada indivíduo, das cidades, dos estados, do país, com o aproveitamento responsável dos recursos naturais, preservando a natureza para as gerações futuras.

Cristovam Buarque já pronunciou vários discursos no plenário do Senado para defender a idéia. Ele quer que exemplos semelhantes ao da escola de nível médio Augustinho Brandão, em Cocal do Alves, na região de Parnaíba, sejam espalhados pelo Brasil.

Em um dos pronunciamentos, disse o seguinte: “Há muitas prefeituras hoje no Brasil que não podem pagar um salário minimamente decente. Mas nenhuma pode pagar um salário decente sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal”. Ele argumentou que só vê uma maneira: “Usar recursos nacionais, com recursos federais. Se não for assim, a escola Agostinho Brandão não será repetida no estado do Piauí inteiro”, disse.

Segundo depoimento de uma professora que emocionou o senador, todos os alunos da escola que disputaram uma universidade de qualidade conseguiram aprovação.

Cristovam Buarque falou que “só com recursos e força do governo federal, só com a adoção das escolas pelo governo federal é que a gente vai poder fazer com que todas elas tenham a qualidade da Escola Augustinho Brandão”.

Esta é a ideia.

Editorial do Jornal da Teresina 2ª Edição de 19.12.114








Nenhum comentário:

Postar um comentário