sexta-feira, 22 de maio de 2015

CRM denuncia desaparecimento de 36 menores só este ano em Teresina

Emanuel Fontes (CRM): campanha para resgatar crianças
Números levantados pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), no período de primeiro de janeiro a 18 de maio, indicam que 36 crianças desapareceram este ano em Teresina. Do total, 31 são do sexo feminino (86%). O mês de maior registro é janeiro. A maioria, 17, tem entre 13 e 17 anos. No Brasil, somam-se 50 mil os menores desaparecidos.
O Conselho Federal e os Regionais de Medicina (CRM) desencadearam campanha nacional pelo resgate dessas pessoas. Na próxima segunda-feira (25), Dia Internacional da Criança Desaparecida, membros do CRM visitarão, a partir das 7h30, o Hospital Infantil Lucídio Portella, a Maternidade Dona Evangelina Rosa e a Maternidade Wall Ferraz. Nessas unidades, os conselheiros e autoridades distribuirão folders com informações sobre o resgate de crianças desaparecidas e conversarão com pacientes, pais e médicos para esclarecer dúvidas e alertar sobre formas de prevenção e como denunciar às autoridades suspeitas e desaparecimentos.
O governo brasileiro reconhece que 10% a 15% das crianças desaparecidas não foram resgatadas. A ONU (Organização das Nações Unidas) contabiliza 50%. No mundo, a maior parte dos casos ocorre na Ásia e África.
Os menores raptados são usados no trabalho escravo, exploração sexual e na retirada ilegal de órgãos para o mercado criminoso de transplantes.
A primeira secretária e conselheira do CRM, Mirian Palha Dias Parente, disse que a caravana busca fazer um alerta para a sociedade e para a classe médica. “Essa importante luta visa acabar ou pelo menos reduzir esse grave problema e o médico deve estar envolvido”, destacou.
Ela explicou que o médico pode, “no momento da consulta, observar comportamentos estranhos da criança, como repulsa em relação a seus acompanhantes, sinais de agressão física, comparar documentação da criança com os de seus responsáveis e, em caso de suspeita, denunciar à DPCA”.
Durante entrevista concedida pelo presidente do CRM, Emanuel Fontes, ao Jornal da Teresina 1ª Edição desta sexta-feira (22), um ouvinte denunciou o desaparecimento e morte de uma criança de cerca de 6 anos na região do povoado Cajazeiras, na zona rural de Teresina. Segundo ele, um carro foi abandonado com brinquedos dentro. O corpo da criança foi encontrado sem os órgãos. O ouvinte não soube oferecer maiores detalhes sobre o caso, mas acrescentou que há traficantes de drogas pesadas na área.
Os números para denúncia são: DPCA: (86) 3216-2676; CRM: 3216-6100.


Nenhum comentário:

Postar um comentário