quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dia do Trabalhador e a conquista dos direitos

No Brasil e em vários países o Dia do Trabalhador é comemorado em primeiro de maio, com feriado nacional. Nesse dia são realizadas festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos diversos reivindicando melhores condições de trabalho, melhor remuneração etc etc etc.

Por que Dia do Trabalhador? Em 1886, em Chicago, uma cidade industrializada dos Estados Unidos, milhares de trabalhadores foram às ruas exigir melhores condições de trabalho. Queriam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias, entre outros pontos. Uma greve geral dos trabalhadores marcou a data nos Estados Unidos.

Dois dias depois, confronto entre policiais trabalhadores deixou alguns manifestantes mortos. No dia 4 de maio, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, matando sete deles. Os policiais, então, começaram a atirar em direção ao grupo, causando a morte de 12 e ferindo dezenas de pessoas.
Dia do trabalhador
Como homenagem aos mortos nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, realizada em Paris em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, para ser comemorado em 1º de maio de cada ano.

No Brasil, há registros de que a data é comemorada desde 1895, mas foi em setembro de 1925 que ela se tornou oficial, com a edição de um decreto do então presidente Artur Bernardes. A primeira greve geral de trabalhadores ocorreu em 1917.


No dia 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas criou o salário mínimo, com o objetivo de suprir as necessidades de moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer de uma família.

No ano seguinte, no dia 1º de maio, foi instituída a Justiça do Trabalho, para resolver as demandas relacionadas às relações de trabalho entre patrões e empregados, primando especialmente pelos direitos dos trabalhadores.

Editorial do Jornal do Meio-Dia de 30.04.14 (Teresina FM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário