terça-feira, 22 de abril de 2014

Planejamento e organização são caminhos para o êxito na administração



A Polícia Rodoviária Federal divulgou balanço da Operação Semana Santa que apresenta considerável queda no número de acidentes: nada menos do que 39% em relação ao mesmo período do ano passado. E olhe que este ano foi um dia a mais com o feriado de 21 de abril, consagrado a Tiradentes.

Segundo o inspetor Alexandre Cruz, foram contabilizados 22 acidentes, nos quais 13 pessoas saíram feridas e uma morreu. Em 2013 foram registrados 36 acidentes, com 19 feridos.

Fazemos o registro para contribuir na reflexão sobre as causas da redução. Um inspetor da Polícia Rodoviária Federal atribuiu ao planejamento das ações, à organização do trabalho, ao esforço de conscientização de quem usou as rodovias nesse período, à distribuição mais efetiva do contingente da PRF, à cobrança mais dura efetuada sobre os motoristas, inclusive com multas para os infratores das leis do trânsito.

Acreditamos que esse resultado positivo tem a ver com tudo isso e até mais alguma coisa que a memória não nos traz no momento.

O que queremos ressaltar é exatamente isso: a organização do trabalho, o planejamento. Qualquer trabalho efetivamente organizado surte efeito positivo. Por isso é preciso que nós, piauienses, nos acostumemos à organização de tarefas, ao planejamento de ações e metas em todos e quaisquer setores.

O estudante desorganizado, que sequer põe ordem em sua mesa de trabalho, fatalmente terá prejuízo nos seus estudos. Assim também ocorre com o gestor. Quando este é desorganizado ou sem o mínimo de conhecimento de fatores básicos da organização do trabalho, seu esforço tende a ser infrutífero.

É assim na saúde, na segurança pública, na educação. É assim até na administração doméstica. Aprendamos para mudar a nossa história.

Editorial do Jornal do Meio-Dia de 22.04.14 (Teresina FM)






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