quarta-feira, 2 de abril de 2014

Planejamento para o desenvolvimento econômico sustentável

Discutimos hoje o desenvolvimento econômico sustentável do Piauí. O governo do Estado divulgou na manhã desta quarta-feira o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES) sobre o qual nos deteremos em outra ocasião.
Política
A ideia de desenvolvimento sustentável surgiu na década de 70 do século passado, salvo engano durante a Eco-92. O tema virou um grande desafio para os governantes, empresas e população.

Ele está intimamente ligado aos cuidados que devemos ter na construção do desenvolvimento econômico, garantindo a conservação dos recursos naturais, de forma a que não apenas nós, no atual momento, possamos sobreviver dignamente em comunhão com a natureza, mas também os nossos descendentes.

Significa que devemos utilizar racionalmente os recursos naturais. Para tanto, precisamos de “medidas concretas para garantir a equidade social e a manutenção dos recursos para geração presente e futura”.

População, empresas e governos devem adotar ações sustentáveis, ou seja, medidas que preservem a água, evitem o desperdício de energia elétrica e destinem corretamente os resíduos sólidos, além de outros pontos der importância.

O desenvolvimento econômico é resultado de ações planejadas para curto, médio e longo prazo. Assim está propondo o governo do Estado com a divulgação do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável, para cuja confecção ouviu-se a sociedade civil em vários municípios.

Desenvolvimento econômico não é unicamente progresso material e econômico. O desenvolvimento econômico deve beneficiar todos os cidadãos, em todas as áreas, do lazer ao trabalho.

Não somente pequenos grupos, ou empresas, ou famílias, mas principalmente no atendimento das necessidades dos mais humildes, as carências dos sem tetos, sem camisa, sem sandálias, sem saúde, sem educação.

Voltaremos ao assunto

Editorial do Jornal do Meio-Dia de 02.03.14, na Teresina FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário