terça-feira, 29 de julho de 2014

Eletrobras intensifica fiscalização contra perdas de energia



O presidente da Eletrobras Distribuição Piauí, Marcelino Machado Neto promete intensificar a fiscalização para reduzir as perdas de energia elétrica da empresa.

De acordo com o presidente, as perdas de energia vêm causando um prejuízo de mais R$ 120 milhões por ano. “A inadimplência e as perdas de energia são consideradas os maiores problemas da Distribuidora nesse momento”, informou o Presidente.

Marcelino Machado falou das ações que estão sendo adotadas com o objetivo de reduzir esse prejuízo e melhorar a qualidade da energia oferecida.

A Eletrobras Distribuição Piauí, através da gerência de Medição e Combate às Perdas, está modernizando toda a sistemática de leitura, com a instalação de medidores modernos que farão as aferições por meio de telemetria.

Trata-se de um processo totalmente automatizado em que as medições são coletadas remotamente direto de pontos ou unidades consumidoras, proporcionando mais agilidade, confiabilidade e trazendo vantagens tanto para a Empresa como para os clientes, tendo em vista que permite um melhor gerenciamento de possíveis problemas na medição, que normalmente só seriam verificados após um mês.

Os novos Conjuntos de Medidores (Cmed)  são dotados de tecnologia capaz de detectar qualquer tentativa de fraude em tempo real e enviar sinais para o centro de monitoramento da empresa.

Foram adquiridos 363 equipamentos que são compostos de um conjunto com três transformadores de corrente (TC), três transformadores de potencial (TP), medidor eletrônico programável de multigrandezas, chave de aferição, remota GPRS e display para acompanhamento das leituras do consumidor.

Desses, já foram instalados 279 Cmeds apenas em grandes consumidores da região metropolitana de Teresina, que compreende a capital e cidades circunvizinhas. No entanto, essa ação será estendida para todo o Piauí.

Segundo Renan Melo, gerente de Perdas da Eletrobras Piauí, dos 279 aparelhos instalados, 46 detectaram a ocorrência de desvio. “Em seis meses, já conseguimos recuperar mais R$ 1,7 milhão para os cofres da Distribuidora”, “O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do código penal brasileiro. Quem for pego praticando esse delito pode pegar até quatro anos de prisão. O crime é caracterizado quando a energia é ligada diretamente da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da distribuidora de energia”, concluiu o gerente.

Entenda o que são perdas de energia elétrica

As perdas de energia elétrica, como diz o nome, remete à energia que, apesar de inserida no sistema e na rede das distribuidoras, não chega a ser comercializada, seja por motivos técnicos ou por motivos de ordem comercial.

As perdas por motivos técnicos ocorrem pelo aquecimento das extensas linhas de alta tensão e demais equipamentos, que ligam as usinas geradoras às distribuidoras de energia. No caso da Eletrobras Piauí, elas representam 13% da energia comprada pela Distribuidora.

Já as perdas conhecidas como perdas comerciais, em geral, apresentam duas principais modalidades: furto e fraude de energia. O furto é caracterizado pelo desvio direto de energia da rede elétrica das distribuidoras para o consumidor ilegal, o que faz com a energia seja utilizada, mas não contabilizada como tal, levando às perdas.

No caso da fraude, contudo, o consumidor é registrado nas distribuidoras, mas faz adulterações no sistema de fiações elétricas da sua residência/comércio/indústria, de modo que, apesar de consumir uma quantidade de energia, só paga efetivamente por uma parte menor desse consumo, devido à fraude. Nesses casos, a Eletrobras Piauí perde 17% e soma um prejuízo de mais de R$ 125 milhões por ano.

Além dessas ações, a Eletrobras Distribuição Piauí possui um convenio com a Polícia Civil que trabalha em parceria com o setor de segurança e perdas da Empresa, além de parceria com a inteligência da Polícia Militar. “A polícia tem atuado de forma satisfatória nos casos de furto de energia. Além de prender quadrilhas, está dando flagrantes em empresários que furtam energia”, afirmou o assistente da presidência José Salan.

Com esse conjunto de medidas, a Distribuidora pretende baixar os níveis de perdas e conscientizar a população de que as perdas trazem prejuízo para todos, pois piora a qualidade da energia oferecida, aumenta o valor das tarifas e potencializa os riscos de acidentes.



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