sexta-feira, 6 de março de 2015

Teresina mantém posto de melhor acompanhamento da educação regular

O Ministério da Educação divulgou tabela com resultados referentes ao período letivo de 2014, em que aparece a porcentagem de monitoramento da presença dos alunos nas escolas. No documento, Teresina mantém o posto de capital brasileira com o melhor desempenho de acompanhamento da educação regular. A capital piauiense aparece com 99,7% de informação de freqüência.

Os dados são da Coordenação Geral de Acompanhamento da Inclusão Escolar da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

Na prática, a porcentagem significa que a rede municipal sabe exatamente quem são os alunos freqüentes ou não na escola. A presença em sala de aula é uma das condicionalidades que garantem o acesso das crianças aos direitos sociais básicos, como educação, saúde e assistência social.

O monitoramento é feito pela equipe do Programa Bolsa Família, assistida pela assistente social Sandra Leite, que é a coordenadora municipal do Programa Bolsa Família na Educação. Ela conta que para ter direito ao valor mensal do Bolsa Família, os alunos de 06 a 15 anos devem cumprir a freqüência escolar de 85%, enquanto o percentual dos jovens de 16 e 17 anos é de 75%.

“Nosso papel é acompanhar a freqüência desses estudantes na escola. Se preciso, vamos em busca de cada criança, falando com os pais e conscientizando sobre a importância da criança ir todos os dias para a escola, além de esclarecer dúvidas referentes aos benefícios garantidos pelos governo federal. O resultado está visível nos índices dos relatórios”, comemora Sandra.

A equipe do Bolsa Família da Secretaria Municipal de Educação (Semec) percorre escolas municipais, especialmente as que aparecem com maior índice de infrequencia, para esclarecer o funcionamento e a importância das condicionalidades exigidas pelo programa, como freqüência e desempenho dos estudante, assim como despertar o valor da educação na mudança social. No dia primeiro de maio a equipe já inicia o acompanhamento nas escolas.




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