quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Exclusão digital, exclusão social e desenvolvimento


Teresina vai ganhar em breve uma novidade cujo objetivo é reduzir a exclusão, ou melhor, ampliar o leque de pessoas integradas às novas tecnologias de informação e comunicação.

Parceria entre a prefeitura e Agência de Tecnologia da Informação (ATI) resultará na implantação de equipamentos de internet gratuita em nove praças de Teresina situadas no centro e em alguns bairros.

Louve-se a iniciativa. Diante de tantas exclusões – econômico-financeira, educacional, social, dentre outras –, a digital é cruel para milhões de brasileiros. Aliás, somam-se em mais de 80 milhões os internautas enquanto a população supera os 200 milhões.

Excluídos digitalmente o são em consequência da exclusão social. Quanto menos aquinhoados por bens financeiros, mais excluídos são.

A exclusão digital amplia a desigualdade social. Esta, por sua vez, impede de certa forma o crescimento econômico. A escola deve ser o primeiro lugar para a inclusão digital, porque a aliança com a educação formal proporciona o descobrimento de novas oportunidades, novos conhecimentos, novos horizontes.

Estudantes terão oportunidade de, nas praças públicas, acessar a internet gratuita. A instalação dos equipamentos será feita pela ATI e a administração do local pela prefeitura.

Deve-se, portanto, alocar recursos humanos para a administração desses equipamentos, evitando-se o uso indevido como o acesso, por exemplo, a sites de pornografia. Cada usuário deve dispor de um tempo determinado a fim de que outro possa também dispor da oportunidade.

Temos que correr contra ao tempo em decorrência da explosão tecnológica do momento, especialmente no campo das ciências e das tecnologias da informação e comunicação.

Como em outros setores, o Piauí perdura no atraso porque fizemos pouco quando necessitávamos de muito a construir. Tempos pressa.

Aliada a essa iniciativa, outras merecem adoção imediata, como dotar a cidade de centros de cultura, esporte, arte e lazer, onde a criançada, a juventude e a terceira idade se empenhem em construir o conhecimento, ajudando, assim, na reconstrução do Piauí.

Domingos Bezerra Filho

Editorial do Jornal da Teresina 2ª Edição de 04.09.14






Nenhum comentário:

Postar um comentário