quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pesquisa comprova que corrupção afeta credibilidade no Congresso Nacional


Pesquisa realizada pela mestra em ciência política Isabela Paranaguá comprova que a corrupção interfere na credibilidade das pessoas nas instituições políticas, principalmente o Congresso Nacional e os partidos políticos brasileiros.

A pesquisadora disse que mesmo sabendo que a qualidade da democracia é afetada pela corrupção, os cidadãos ainda acreditam no sistema democrático. “Elas ainda apoiam a democracia”, constata.

Advogada e cientista política, ela lançou recentemente o livro “Os impactos da corrupção nas instituições políticas brasileiras – Congresso Nacional e partidos políticos”. A obra resulta da dissertação de mestrado em ciência política apresentada na Universidade Federal do Piauí.

Isabela Paranaguá coletou dados em institutos de pesquisa como IBOPE, dentre outros, mas encontrou dificuldades na coleta de informações porque não há documentos suficientes sobre a desconfiança institucional e percepção da corrupção pelo cidadão brasileiro, principalmente no Piauí.

A pesquisa estudou os impactos que a corrupção causa na consciência do cidadão e constata que o brasileiro não aceita esse tipo de desvio de conduta, mas o tolera, pensamento defendido pelo cientista político Fernando Filgueiras.

A pesquisadora observa, contudo, que a emergência de cidadãos críticos vai fazer a diferença, ao lutarem por uma reforma política que atenda aos interesses do País, com a introdução de mecanismos inibidores da corrupção.

A corrupção é um problema endêmico presente não apenas no Brasil, mas em países da Europa e da América Latina. “Ela existe, é um fenômeno endêmico que vai continuar existindo, mas temos que utilizar meios de controle”, avisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário